Localização

Localização

O município de Jaraguari está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Campo Grande). Localiza-se a uma latitude 20º08'30" sul e a uma longitude 54º23'58" oeste. Distâncias:

  • 50 km da capital estadual (Campo Grande)

  • 981 km da capital federal (Brasília).

Geografia física

Solo

Na porção oeste do município de Jaraguari e ao longo de importantes cursos d'água, verifica-se a ocorrência dominante de Latossolo de textura argilosa e com fertilidade natural variável (alta e baixa), no restante do município há ocorrência de solos de textura mais arenosa, representado pelo Latossolo Vermelho-Escuro de textura média e pelos Neossolos.

Relevo e altitude

Está a uma altitude de 589 m. Na porção oeste do município de Jaraguari há uma série de cuestas e ressaltos topográficos, este relevo é ladeado por modelados colinosos e tabulares com declividades de até 5°, os quais são entremeados por áreas planas. O município de Jaraguari encontra-se em duas regiões geomorfológicas: região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores e região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná.

Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva e com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial, sendo sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade

Está sob influência do clima tropical de altitude (CFA), apresentando clima úmido a sub-úmido. As temperaturas médias do mês mais frio são menores que 20 °C e maiores que 18 °C e o período seco estende-se de quatro a cinco meses. A precipitação anual varia de 1.200 a 1.500mm.

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata, representado pelos córregos Marimbondo e Perdiz.

Vegetação

Se localiza na região de influência do Cerrado. A cobertura predominante é a pastagem plantada, encontrando-se em menores proporções, o Cerrado com fisionomia Arbórea Aberta (Campo Cerrado), Parque (Campo Sujo) e Arbórea Densa (Cerradão).