Produtores da comunidade Furnas do Dionísio, em Jaraguari, iniciaram curso de capacitação profissional Hortifrut Legal para melhoria no processo produtivo da farinha de mandioca e rapadura, doce artesanal que dá nome a Festival realizado anualmente no município.
O curso é oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceiria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que faz parte das ações do convênio firmado em julho do ano passado entre a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Energisa e Governo do Estado.
O objetivo das aulas são triplicar a produção de farinha de mandioca e de rapadura de Furnas, viabilizando a certificação para a comercialização dos produtos.
“O pequeno produtor aprenderá e desenvolverá soluções técnicas que permitem aumentar sua produção, expandir para novos mercados e reduzir seus custos. Isso representa um dos conceitos de inovação, que é o uso do conhecimento para resolução de problemas e geração de renda. Acreditamos que o acesso que a associação de produtores de Furnas do Dionísio terá aos cursos do Senar certamente impactarão positivamente para o desenvolvimento da comunidade”, explica a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova) da UCDB, Neila Farias Lopes.
As visitas ténicas serão realizadas uma vez por mês durante um ano, com a presença de um engenheiro agrônomo, sendo que nesta primeira etapa serão comtemplados 19 produtores da comunidade.
A ampliação da sede da Associação de Pequenos Produtores da Comunidade de Furnas do Dionísio tiveram início no final do ano passado, e ao término deve representar aumentando em 200 metros quadrados o local. O espaço será todo projetado para a produção de rapadura e farinha de mandioca dentro das normas sanitárias.
A identidade da marca de Furnas de Dionísio também está sendo elaborada pela Agência Experimental Mais Comunicação da UCDB.
Patrimônio Histórico
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou no dia 17 de novembro de 2016, um projeto de lei que declara o Festival da Rapadura da comunidade quilombola de Furnas do Dionísio como patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul.
O festival é realizado anualmente pela comunidade no município de Jaraguari, a 46 quilômetros de Campo Grande. No evento, os quilombolas comercializam produtos artesanais e comidas típicas, além da famosa rapadura artesanal, que também foi tombada como patrimônio histórico e cultural.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.